
Obras de Arte
Filipe Magalhães tem uma parceria e desenvolve trabalhos desde 2010 junto a Cildo Meireles, criando audios para as instalações e cuidando de toda a produção dos LP`s criados por Cildo.

.jpg)
ALTO
ALTO pelas Palavras de Cildo Meireles - “Eu estava em Planaltina, onde morei em 1977, um município do Estado de Goiás, que era sede de duas fazendas que foram desapropriadas para a construção do Distrito Federal. Imaginei quatro alto-falantes de tamanhos diferentes emitindo uma voz e enumerando os centímetros de uma trena de carpinteiro de 2 metros. De modo que isso criasse um paradoxo fisico e sonoro. O descompasso entre volume, frequência e alturas diferentes criariam um ambiente muito especifico. Eu precisava de uma voz paradigmática, memorável, então pensei na Iris Lettiere, que era a voz oficial do Aeroporto Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.”
"Conseguimos fazer a captação das vozes em 2018.
Realizando a escultura e a mixagem de som somente agora em 2024" Filipe Magalhães
#CildoMeireles integra a exposição de verão da Fondation Beyeler, em Riehen, Suíça, com a obra ‘ALTO’, 1977/2024.
@filipe_figao (Filipe Magalhães)

Riooir
Técnica: disco de vinil
Dimensões: capa 31 x 31 cm capa dupal com 2 cds
Tiragem : 1.000 (Breed Midia - inglaterra)
Fotos: Edouard Fraipont
Cildo Meireles junto com Filipe Magalhães viajam pelo Brasil na busca do SOM DAS PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS, e nas águas processadas pelo Homem para a construção da obra sonora riooir, criada a partir de um jogo de palavras e conceitos o resultado é uma instalação e um vinil, que tem um lado o som das águas, e de outro risadas .

Pietro Bo
Técnica: disco de vinil
Dimensões: capa 31 x 31 cm
Tiragem : 1.000 (Breed Midia - inglaterra)
Fotos: Edouard Fraipont
O artista plástico Cildo Meireles se inspirou na intimidade dos moradores da Casa de Vidro para criar a obra Pietro M. Bardi. A peça consiste na impressão da frase “Lina, va fare um caffé”, dita pelo marido italiano toda vez que Lina se excedia em discussões políticas com convidados.
A instalação foi realizada na casa de vidro, onde os sons Gravados Por Filipe Magalhães
vinham de um sistema de som e o cheiro de café descia pela lareira.

ISTO
Técnica: disco de vinil
Dimensões: capa 31 x 31 cm
Tiragem : 1.000 (Vinil Brasil)
Fotos: Edouard Fraipont
Lançamento: exposição Múltiplos Singulares na Galeria Múltiplo no RJ.
Curadoria: Paulo Venancio Filho
Composto de duas faixas sonoras, Isto (2019) é um projeto concebido na década de 1970, período em que Cildo Meireles desenvolveu outros trabalhos sonoros, como os LPs “Sal sem carne” (1975) e “Rio oir” (1976). Na obra, o artista explora a materialidade da voz, modulada para ser mais ou menos reconhecível, mais ou menos legível, conforme se desenrola a "narrativa", que consiste em afirmações tautológicas e metalinguísticas sobre aquilo que se fala.
Uma obra sonora de Cildo Meireles
Voz: Iris Lettieri
Produção Sonora de Filipe Magalhães;
Difusor Filmes
Design de Noni Geiger.

Ouvido
Filipe Magalhães Re-masterizou e incrementou o audio original da obra.
O dinheiro faz alusão às riquezas obtidas por meio da exploração das populações indígenas e suas terras, assim como ao capitalismo, enquanto que as velas lembram o papel da Igreja na colonização, a conversão forçada dos habitantes locais e a condenação da sua cultura e de seus valores.

Abajur
Filipe Magalhães realizou a criação da paisagem sonora para a obra e a sonorização da instalação em sistema quadrifonico.
Enquanto o panorama quer convencer o sujeito da visão panorâmica e fazê-lo se sentir pertencente àquilo que a vista abarca, esta obra contemporânea não deseja esconder a força motriz do seu movimento, revelando que a ideia de progresso se constrói sobre o suor e do sacrifício humano

Para Pedro
Filipe Magalhães Re-masterizou e incrementou o audio original da obra.

Marulho
Filipe Magalhães Re-masterizou e incrementou o audio original da obra.

Mebs Caraxia
Filipe Magalhães digitalizou e Re-masterizou o audio original da obra para exposições atuais.
Técnica: disco de vinil
Dimensões: capa 25 x 25 cm
Tiragem : 300






